Os sinais da ansiedade de separação podem ser evidentes até quando estás em casa: por exemplo, se o cão te segue o tempo todo, pede muito contacto físico e atenção, e fica amuado e retraído enquanto te preparas para sair.
Outros sinais podem ser:
- Ladrar (por períodos prolongados)
- Uivar
- Chorar
- Necessidades dentro de casa, no sítio errado
- Comportamento destrutivo (roer móveis, arranhar portas ou paredes)
- Automutilação (arrancar o pelo, coçar-se em demasia)
- Babar ou ofegar excessivamente
- Andar em círculos
Pergunta aos vizinhos se eles ouvem latidos ou outros sinais de ansiedade vindos do teu cão quando estás fora. Isto pode ajudar a evitar reclamações. Garante-lhes que estás a tomar as medidas necessárias para resolver a situação.
Como ajudar o meu cão a lidar com a ansiedade de separação
É fundamental que entendas que tornar o teu cão mais independente é extremamente benéfico para a sua saúde, física e mental, e para a vossa relação. Alguns destes pontos não são fáceis de implementar, mas se queres realmente conseguir alterações comportamentais, vais precisar de determinação para não desistir e levar este pequeno treino até ao fim.
1. Rotina
Os cães necessitam de rotinas. Sair de casa e regressar mais ou menos à mesma hora todos os dias, se possível, vai ajudar o teu cão a ajustar-se mais facilmente às alterações. Reserva momentos do dia em que, mesmo que estejas em casa, o teu cão fique numa zona sozinho, para que quando passeares mais tempo fora de casa não seja uma alteração tão abrupta.
2. Ausência gradual
Ajuda o teu cão a relaxar, fazendo-lhe festinhas. Deixa a divisão por um curto período de tempo. Espera até ele ficar em silêncio antes de voltar para a divisão onde ele está. Não faças muita festa ao voltar; recompensa-o com elogios e um petisco – mas só depois que ele se acalmar. Assim ele vai entender que ficar sozinho não é mau. Aumenta gradualmente o tempo que passam separados. Este procedimento pode demorar semanas a fazer efeito, e só funciona se for bem feito e de forma diária e consistente.
3. Brincadeira e exercício
Reserva momentos para brincar com ele, todos os dias. Um passeio curto antes de saíres pode ser uma boa estratégia para o acalmar. Após o exercício, os animais fazem geralmente uma sesta.
4. Não deixes que te siga constantemente
Mostra que estás concentrado noutras tarefas e não reajas sempre que ele te pedir mimo ou tentar chamar a tua atenção. De vez em quando, ignora-o um pouco.
5. Barulho de fundo
Deixar música ou a TV ligada é uma boa estratégia, pode dar-lhe algum entretenimento e distração. Além disso, o som de humanos faz com que os animais se sintam menos sozinhos.
6. Jogos e puzzles estimulantes
Jogos dispensadores de comida podem ser uma excelente forma de reduzir a ansiedade e manter o cão mentalmente estimulado.
7. Fica calmo
O teu cão segue o teu exemplo. Se prolongas as despedidas, é natural que estejas a incentivar sentimentos de ansiedade ao separarem-se. Mantém as despedidas curtas, mas com carinho. Se for difícil para ti dizer adeus, dá-lhe mimo 10 minutos antes de sair. Quando chegar o momento de sair, podes fazê-lo sem sentimentos de culpa porque já te despediste.
8. Naturalidade no regresso
Nem a partida nem o regresso devem ser excessivamente comemorados. Embora seja tentador fazer muita festa ao voltar, com elogios, abraços e beijos, isso atrapalha qualquer avanço para tornar teu cão mais independente.
Se tiveres de sair inesperadamente e não tiver tempo para um passeio curto, experimenta dar-lhes o seu brinquedo favorito para que fique entretido.
Qualquer cão aprende a ficar sozinho
Precisarás de muita paciência e persistência neste processo. No entanto, se fizeres tudo o que explicamos e não notares nenhuma evolução em dois meses, talvez precises de procurar ajuda de um especialista. Um bom treinador vai avaliar a personalidade do teu cão, as características da raça e o seu estilo de vida e poderá oferecer ajuda e conselhos adicionais.
O importante é que com paciência e treino adequados qualquer cão aprende a ficar tranquilamente sozinho, independentemente da idade. É importante não desistires, pois vai demorar algum tempo.
Tens sugestões adicionais? Deixa nos comentários, estamos sempre a aprender!
Conheces alguém que precise de ler isto? Partilha!
Sobre nós
Tudo começou com a adoção do Golden. Para homenagear a sua vida, ajudamos cães e gatos a viverem a sua melhor vida. Criamos acessórios para animais e eBooks para ajudar os seus humanos.
Desenhamos todos os nossos acessórios. Desenvolvemos materiais que, além de duráveis, são incrivelmente agradáveis ao toque. Com a ajuda de artesãos locais, garantimos acabamentos excecionais.
Nos eBooks, partilhamos o conhecimento que desejávamos de ter tido quando adotamos o Golden, mas que demoramos anos a aprender. É hoje o que nos ajuda a mantê-lo ainda saudável e feliz.
Como amantes de animais, contribuímos para o bem-estar dos mais frágeis. Doamos 5% das compras a um abrigo de animais.